SUPERVISÃO

header-psicoterapia

 

A supervisão do trabalho clínico é essencial para o melhor desenvolvimento da prática clínica, permitindo a aquisição de uma maior segurança e credibilidade no trabalho realizado na prática profissional.

A prática clínica supervisionada consiste numa aliança de trabalho que se realiza entre o clínico e o supervisor, com uma experiência mais longa, que tem como principal função devolver no supervisionado a sua escuta clínica, clarificando os movimentos transfero- contratraserenciais, orientando o trabalho com vista ao sucesso terapêutico.


GAP – Grupo dos Amigos das Projetivas

O GAP – Grupo dos Amigos das Projectivas surgiu da necessidade sentida por alguns Psicólogos Clínicos que possuem um conhecimento mais alargado destas provas (Rorschach, TAT, CAT, Scenotest, Desenho e Jogo) de as tornar mais acessíveis, compreensíveis e manuseáveis pelos psicólogos clínicos. Um dos principais objectivos do GAP é o intercâmbio de saberes, entre colegas que trabalham em Portugal, mas abrindo o conhecimento além-fronteiras, convidando periodicamente colegas de outros países, nomeadamente de França, que se encontrem filiados na Société du Rorschach et des méthodes projectives ou em outras sociedades reconhecidas dentro deste âmbito. Trata-se de um grupo aberto onde a entrada pode ser feita por convite de um membro que já pertence ao GAP ou diretamente solicitando a entrada através do email: grupoamigosprojectivas@gmail.com O grupo reúne de dois em dois meses, pelas 21 horas e 30 minutos, na Alameda D. Afonso Henriques 27 1.º Dt. 1900-180 Lisboa. O GAP já teve o prazer de contar com a participação da Professora Doutora Teresa Rebelo que é Psicóloga Clínica e Maître de Conférences da Universidade de Rouen na Normandia em França. O GAP realizou no ano de 2019 o seu 1º Seminário Internacional, organizado pels Doutora Isabel Duarte em conjunto com a Doutora Carla Vicente e com a Professora Doutora Teresa Rebelo. Este evento contou com a presença de convidados ilustres como o Professor Doutor Florian Houssier, o Professor Doutor François Marty, a Professora Doutora Marion Haza e a Professora Doutora Xanthie Vlachopoulou.


GTP – Grupo de Trabalho das Projectivas

O GTP é um grupo de trabalho, no sentido clássico Bioniano, onde a supervisão tem por base a análise e o aprofundamento da leitura das provas projectivas: Rorschach, T.A.T., C.A.T., ScenoTest, Desenho e Jogo. Trata-se de um grupo aberto, que reúne com uma regularidade quinzenal, com uma duração de 1 hora e 30 minutos.

Mais informações e inscrição »


GSA – Grupo de Supervisão em Avaliação Psicológica

O GSA é um grupo de supervisão onde a incidência, reside na leitura e no aperfeiçoamento da avaliação psicológica, dadas as inúmeras dúvidas que o arsenal instrumental suscita aos jovens psicólogos. Partindo da leitura das provas existe a possibilidade de realizar o acompanhamento de estudos de caso, através das sessões realizadas com base no modelo de psicoterapia de inspiração psicanalítica. Trata-se de um grupo fechado, que reúne com uma regularidade quinzenal, com uma duração de 1 hora e 30 minutos.