PSICOTERAPIA

header-avaliacao

Crianças

Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por uma extensa aquisição de competências ao nível cognitivo e emocional. A entrada para a creche/escola marca um momento do desenvolvimento muito importante, suscitando a necessidade de pôr à prova o que já foi adquirido, podendo ser este o momento em que surgem as primeiras dificuldades infantis.

A psicoterapia com crianças tem como objetivo, ajustar o momento do desenvolvimento emocional à idade cronológica da criança, promovendo o seu crescimento.

Adolescentes

A adolescência é o momento do desenvolvimento que liga a infância à vida adulta. Trata-se de um período do crescimento e do desenvolvimento que é vivido com tumulto, com dúvidas e hesitações, em que nem sempre é possível realizar as integrações necessárias para prosseguir com o crescimento, vendo-se o adolescente perante o imperativo de lidar com o novo e o  desconhecido, com as dúvidas e as hesitações que o assaltam e que são parte integrante do processo de tornar-se um adulto.

A psicoterapia com adolescentes tem como objetivo tornar conscientes os processos psíquicos em curso, facilitando a sua integração na dinâmica familiar, onde são frequentes fortes tensões, dado o conflito entre o desejo de autonomia e a dependência.

Adultos

As tensões impostas pelo ritmo de vida alucinante da sociedade em que vivemos pode suscitar o aparecimento de dificuldades ao nível familiar e/ou profissional, surgem os desequilíbrios que se instalam silenciosamente escravizando a vida, deixando-a aparentemente sem sentido.

A psicoterapia com adultos constitui-se como um espaço para o (re)equilíbrio, promovendo uma estruturação psíquica, desenvolvendo novas capacidades para ligar com os desequilíbrios da vida.