FORMAÇÕES

Acção formativa acreditada pela OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses

16 DE NOVEMBRO DE 2019

Programa:

  • 10:00 – 11:30 A evolução do desenho nas diferentes correntes teóricas
  • 11:45 – 13:15 Etapas do desenvolvimento em função do desenvolvimento
  • Pausa para almoço
  • 14:30 – 16:00 Mecanismos de defesa no desenho e sua leitura clínica
  • 16:30 – 18:00 Estudo de caso

Duração: 6 horas

Local de realização: Hotel A&S – Sala Alameda (Av. Almirante Reis N 188 1900-221 Lisboa)

Formadora: Professora Doutora Isabel Duarte

  • Ph.D. ISPA – Instituto Universitário, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
  • Especialista em Psicoterapia e em Psicologia Clínica da Saúde reconhecida pela OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • Docente no Departamento de Formação Permanente do ISPA
  • Membro do Centre de Recherche sur les Fonctionnements et les Dysfonctionnements Psychologiques, na equipa das Vulnérabilités, na Universidade de Rouen
  • Membro do Réseau International de Recherche Méthodes projectives et psychanalyse
  • Membro da IARPP España (Asociación Internacional para la Psicoterapia y el Psicoanálisis Relacional) e da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychoterapy

Destinatários:

Psicólogos/Estudantes de Psicologia. Licenciados em Ciências Aplicadas. Profissionais da área da Saúde, da Educação e do Serviço Social

Inscrições: data limite 30 de Outubro

80 euros Profissionais

70 euros Estudantes

(Nº limite de inscrições: 30 participantes).

Objetivo geral:

  • Na avaliação psicológica e no trabalho clínico com crianças a compreensão do desenho constitui-se como uma ferramenta essencial para a melhor compreensão do seu desenvolvimento psico-afetivo
  • O presente workshop tem como objetivo realizar um enquadramento do contexto evolutivo do desenho, destacando a sua importância como instrumento de avaliação psicológica, explicitando as suas principais características em função das etapas do desenvolvimento
  • Procura ainda compreender o desenho infantil como um meio de comunicação da infância, promovendo as competências necessárias aos formandos para saber identificar os mecanismos de defesa presentes no desenho infantil, fazendo a correta leitura do ponto de vista do diagnóstico clínico

Objetivo específico:

  • Compreensão da evolução do desenho à luz das diferentes correntes teóricas
  • Identificação dos desenhos em função das principais etapas do desenvolvimento infantil
  • Descrição dos principais mecanismos de defesa atendendo aos diferentes quadros nosológicos.
  • Estudo de caso.

Metodologia:

  • As metodologias de ensino utilizadas no presente workshop serão essencialmente de tipo expositivo e demostrativo, assim como ativas e do saber fazer, existindo sempre tempo para abordagens de tipo interrogativo, promovendo o saber-saber e o saber-fazer em conjunto com os formandos

Certificado:

Os participantes terão acesso a um certificado de formação desde que se verifique uma presença de 80% do tempo formativo

Referências Bibliográficas:

Anzieu, A. ; Barbey, L. ; Bernard-Nez, J. & Daymas, S. (1996). “Le Travail du dessin en psychothérapie de l´enfant”. Paris : Dunod.

Bourgés, S. (1978). Aproche Genétique et Psychanalitique de L’enfant. Paris: Delachaux-Niestlé.

Campos, D. (1969). O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade. Rio de Janeiro: Editora vozes.

Coelho, J. (1993). Mecanismos de Defesa no Desenho Infantil. Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica. Lisboa: ISPA.

Cognet, G. (2011). Comprendre et interpréter les dessins d’enfants. Dunod: Paris.

Decobert, S. & Sacco, F. (1995). O desenho. No trabalho psicanalítico com a criança. Lisboa: Climepsi Editores.

Debray, R. (1989). Apprendre à penser. Le programme de R. Feuerstein: une issue à l’échec scolaire. Eschel : Paris.

Goodnow, J. (1992). Desenho de crianças: Lisboa: Edições Salamandra.

Greig, P. (2000). L’enfant et son dessin. Naissance de l’art et de l’écriture. Ramonville Saint-Agne : Érès.

Hammer, E. (1981). Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos. Rio de Janeiro: Interamericana.

Luquet, G. (1927). O desenho infantil. Porto: Civilização. Trinca, W. & Colaboradores (2006). Diagnóstico Psicológico. A prática Clínica. São Paulo: Editora Pedagógica e universitária LTDA.