FORMAÇÕES

17 DE OUTUBRO DE 2020

Programa:

  • 10H00-11H00 – Principais conceptualizações sobre o desenvolvimento adolescente
  • 11H30-12H30 – O agir na adolescência: principais conceptualizações teóricas sobre auto e hétero agressão
  • Pausa para almoço
  • 14H30-15H30 – Estudo de caso: Apresentação de uma adolescente de 13 anos e das provas projetivas Rorschach e TAT
  • 16H00-17H00 – Análise e discussão dos elementos clínicos em articulação com os resultados das provas projetivas Rorschach e TAT

Duração: 4 horas

Local de realização presencial: Hotel A&S – Sala Alameda (Av. Almirante Reis N 188 1900-221 Lisboa)

Realização Online: Plataforma Zoom

Formadoras:

Professora Doutora Isabel Duarte

  • Ph.D. ISPA – Instituto Universitário, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
  • Especialista em Psicoterapia e em Psicologia Clínica da Saúde reconhecida pela OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Formadora da Formação Avançada do ISPA.
  • Membro do Centre de Recherche sur les Fonctionnements et les Dysfonctionnements Psychologiques, na equipa das Vulnérabilités, na Universidade de Rouen.
  • Membro do Réseau International de Recherche Méthodes projectives et psychanalyse.
  • Membro da IARPP España (Asociación Internacional para la Psicoterapia y el Psicoanálisis Relacional) e da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychoterapy.

Professora Doutora Teresa Rebelo

  • PH.D., Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Psicopedagogia e Psicanalista.
  • Diretora do Mestrado de Psicologia Clínica e de Psicopatologia da Universidade de Rouen desde 2010
  • Membro do Centre de Recherche sur les Fonctionnements et les Dysfonctionnements Psychologiques, na equipa das Vulnérabilités, na Universidade de Rouen.
  • Membro do Réseau International de Recherche Méthodes projectives et psychanalyse.
  • Membro da Sociedade de Rorschach e de Métodos Projetivos.

Destinatários:

Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados e/ou estudantes de Psicologia.

Inscrições: data limite 15 de outubro de 2020

60 euros Profissionais

40 euros Estudantes

(Nº limite de inscrições: 30 participantes).

Objetivo geral:

  • A patologia do agir constitui-se como uma problemática muito importante na nossa sociedade atual, pelo que se constitui como fundamental a possibilidade de se desenvolverem novas metodologias para o trabalho ao nível da prevenção e da intervenção com os adolescentes e com as famílias.
  • O presente seminário clínico tem como objetivo fazer uma breve leitura evolutiva sobre as teorias que possibilitam uma leitura compreensiva do processo de desenvolvimento adolescente, assim como dos modelos que permitem uma compreensão da descarga pulsional, do agir.
  • O estudo de caso apresenta-se como uma metodologia de extrema importância para o acesso ao singular e ao individual. As metodologias projetivas são instrumentos de avaliação muito precisos para a análise do funcionamento psíquico dos adolescentes.
  • Neste seminário será analisado o caso de uma adolescente com uma problemática auto e hétero agressiva, assim como a sua expressão nas provas projetivas Rorschach e TAT (Thematic Apperception Test).

Conteúdos programáticos:

  • 1 – Principais conceptualizações sobre o desenvolvimento adolescente.
    1.1. As principais conceptualizações teóricas sobre a adolescência: o modelo clássico sobre os lutos; o objeto transformacional e as teorias do pensamento que possibilitam uma compreensão dos processos de transformação inerentes ao processo de desenvolvimento adolescente.
    1.2. A construção da identidade e dos processos de identificação como organizadores psíquicos que fundam e estruturam a adolescência.
    1.3. As transformações psíquicas do Eu e da relação Eu-Outro em curso durante o processo de desenvolvimento adolescente.
  • 2 – O agir na adolescência: principais conceptualizações teóricas sobre auto e a hétero agressão.
    2.1. Novas conceções para uma melhor compreensão do agir na adolescência.
    2.2. O agir como uma forma de comunicação do mal-estar interno na adolescência.
    2.3. Auto e hétero agressão: duas formas de descarga da excitação pulsional.
  • 3 – Estudo de caso:
    Apresentação, análise e discussão de um caso clínico e das provas projetivas Rorschach e TAT de uma adolescente de 13 anos de idade que se apresenta na consulta de psicologia clínica com comportamentos de auto e hétero agressão.

Certificado:

Os participantes terão acesso a um certificado de formação desde que se verifique uma presença de 80% do tempo formativo.

Fazer download do Programa em PDF »