FORMAÇÕES

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PROGRAMA

09:00 – 11:00 – O Teste de Rorschach: breve resenha histórica.

11:15 – 13:15 – A cotação: os modos de apreensão.

Pausa para almoço

14:30 – 16:30 – A cotação: os determinantes, os conteúdos e as banalidades.

17:00 – 19:00 – O psicograma: os valores interpretativos da cotação.


Local de realização

Presencial: Sala a designar

Online: Plataforma Zoom


Formadora: Professora Doutora Isabel Duarte

Ph.D. Ispa – Instituto Universitário, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

Especialista em Psicoterapia e em Psicologia Clínica da Saúde reconhecida pela OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Formadora na Formação Avançada – Ispa.

Membro do Centre de Recherche sur les Fonctionnements et les Dysfonctionnements Psychologiques, na equipa das Vulnérabilités, na Universidade de Rouen.

Membro do Réseau International de Recherche Méthodes projectives et psychanalyse.

Membro da IARPP España (Asociación Internacional para la Psicoterapia y el Psicoanálisis Relacional) e da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychoterapy.


Destinatários:

Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados e/ou estudantes de Psicologia.


Inscrições: data limite 14 de outubro de 2021

100 euros Profissionais

80 euros Estudantes

(Nº máximo de inscrições: 30 participantes; Nº mínimo de inscrições: 5 participantes).


Objetivos:

Promover o desenvolvimento de bases teóricas sobre o Teste Rorschach.

Desenvolver a capacidade de cotação atendendo às especificidades: crianças e adultos.

Potenciar a boa interpretação dos resultados do Psicograma.


Conteúdos programáticos:

1 – O Teste de Rorschach: breve resenha histórica:

1.1. Herman Rorschach: A vida e a obra do autor e criador do Teste de Rorschach.

1.2. O Teste de Rorschach: Passado, Presente e que futuro?

1.3. O método Rorschach: Novas lógicas de inscrição do Teste Rorschach.

2 – A cotação: os modos de apreensão, os determinantes, os conteúdos e as banalidades.

2.1. Modos de Apreensão: referências relativas à localização na mancha.

2.2. Determinantes: referências relativas às características do estímulo.

2.3. Conteúdos: valor sexual, valência agressiva e temáticas.

2.4. Banalidades: Dão conta de uma capacidade de adaptação e de adequação à realidade.

3 – O psicograma: elementos que compõem o psicograma e os valores interpretativos da cotação.

3.1. Os diferentes elementos que compõem o psicograma.

3.2. Os valores interpretativos: crianças e adultos.

3.3. Ilustração do psicograma com um exemplo clínico.


Certificado:

Os participantes terão acesso a um certificado de formação desde que se verifique uma presença de 80% do tempo formativo.


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